blog

Saiba mais sobre o shape do seu skate

Confira o processo de produção e as curiosidades desta peça fundamental  

Madeira, deck, shape e tábua são apenas alguns dos nomes para uma das peças mais importantes do seu skate. O shape suporta seu corpo enquanto você manda aquela manobra irada e ainda carrega altas ilustrações na parte de baixo. Confira as informações que a Trurium separou pra você saber tudo o que precisa sobre esta peça. 

As partes do shape  

A tábua do skate pode possuir diversas dimensões e é dividida entre a parte da frente, conhecida como nose, bico ou nariz, e da parte de trás, chamada de tail e rabeta. 

Do que é feito? 

No início do skate, os shapes eram feitos com peças sólidas de madeira, muitas delas de carvalho. No final da década de 70, começaram a surgir os primeiros modelos produzidos com lâminas de madeira, que trouxeram mais leveza ao produto. 

Hoje em dia, os shapes são feitos com sete lâminas de madeira, sendo os importados geralmente produzidos com maple canadense e os nacionais feitos em marfim brasileiro. 

Como são montadas as pranchas? 

A produção deste item essencial do skate é bem interessante, e envolve vários processos. As folhas de madeira são unidas com uma cola especial e colocadas em uma prensa. Nesta etapa são feitas as angulações na prancha que vão formar a rabeta, o bico e a parte côncava do shape. 

Depois de secas, as peças são furadas e recortadas no formato desejado. Só então são lixadas e recebem os acabamentos necessários e a arte que irá estampar o deck. 

As configurações da tábua 

Antes dos anos 90, era comum encontrar vários tipos de shape e formatos, porém, com a evolução do esporte, um padrão começou a se consolidar. Atualmente, as tábuas se tornaram mais simétricas entre si, mas mesmo assim reservam algumas diferenças entre os modelos. 

Manobras como flip e noseslide pedem um shape mais estreito e com bicos mais longos. Além disso, a distância entre os eixos também pode variar e facilitar a execução de certas manobras e a capacidade de curvas do skate. Quanto maior a distância entre os eixos, mais longas serão as curvas, assim como quanto menor a distância, mais curtas vão ser as curvas executadas com o skate. 

Curtiu saber um pouco mais sobre essa parte fundamental para mandar bem nas suas manobras? Então aproveite pra conferir o site da Trurium e ficar ligado nas novidades mais iradas do mundo do skate!