blog

Tony Hawk: uma lenda do skate

O brilhante skatista ganhou o mundo com a sua habilidade no esporte, mas também pela sua fama nos games.

O skatista Tony Hawk nasceu em San Diego, na Califórnia, em 1968. Anthony Frank Hawk já mostrava seu talento com o esporte aos 9 anos, quando ganhou seu primeiro skate. Aos 14 anos, tornou-se profissional, muito amparado por seu pai, que o levava em todas as competições.

Com 16 anos, Tony Hawk já era considerado um dos melhores do mundo e, com mais um ano de vida, já havia participado de 103 campeonatos profissionais, saindo vencedor em 73 e vice em 19.

Tony foi pioneiro nas modernas pistas verticais. Em sua casa, ele possui uma própria pista de half pipe, construída por seu pai. Anos mais tarde, criou o “Birdhouse Projects” junto com seu amigo Per Welinder e aos poucos a empresa se tornou a mais sucedida no ramo do skate.

O skatista marcou uma geração: em 1999, lançou junto com a Activision, o jogo “Tony Hawk’s Pro Skater” para Playstation, sendo um dos jogos mais vendidos do mundo. A sequência do jogo também fez sucesso, elevando ainda mais o nome do famoso esportista.

Tony Hawk é um ícone do esporte, referência para muitos, pois começou na modalidade quando ninguém sabia ainda o que era skate e conseguiu mostrar para o mundo o seu talento. Com diversos títulos na carreira, fez sua última façanha em 2016, aos 48 anos, quando repetiu um 900 graus, que havia realizado 17 anos atrás.