blog

Quem é Bob Burnquist?

Conheça a história de um dos ícones mundiais do skate, ganhador de 30 medalhas e criador da Bob Burnquist Foundation

Uma lenda no skate, Robert Dean Silva Burnquist começou sua trajetória no esporte com apenas 11 anos, tornando-se profissional aos 14. Filho de mãe brasileira e pai americano, Burnquist nasceu no Rio de Janeiro em 10 de outubro de 1976 e revolucionou o universo do skate ao inventar um novo andar, com as bases dos pés trocadas, chamado de switch.

Conheça um pouco das conquistas e da trajetória dessa lenda.

Bob Burnquist e conquistas mundiais

Ele foi o primeiro brasileiro a levantar título mundial, além de ser eleito por 7 vezes como o melhor skatista do ano e 10 vezes campeão mundial, sendo o maior medalhista dos X Games, com 30 medalhas. Além disso, foi o primeiro skatista a realizar a manobra 900º em uma Megarampa, feito que apenas ele concretizou até a atualidade. Indicado ao prêmio Laureus de melhor atleta de ação do ano em duas edições, Bob Burnquist destaca-se entre os atletas de alta performance do skate.

Bob Burnquist e ações sociais

O skatista criou sua fundação para auxiliar na alfabetização em regiões menos favorecidas, a Bob Burnquist Foundation. Além disso, ele foi um dos fundadores do Action Sports Environmental Coalition, uma organização sem fins lucrativos, a fim da conscientização sobre o meio ambiente, formada por skatistas, pilotos de BMX e surfistas.

Dreamland

Bob possui sua própria megarampa no quintal de casa. A pista possui 24 metros de altura, o equivalente a um prédio de oito andares, e seus 170 metros de comprimento são proporcionais a dois campos oficiais de futebol. Várias pistas foram construídas para os skatistas da Califórnia em seu terreno de 50 mil metros quadrados. Idealizado pelo próprio Burnquist, o local, feito com uma madeira especial, foi intitulado como “Dreamland”, terra dos sonhos para os skatistas.

Mesmo depois de tantas conquistas e marcos mundiais, Bob não pensa em se aposentar. Ele afirma que só dará um fim em sua carreira quando morrer e continuará a treinar e se aperfeiçoar por muito tempo. Uma inspiração para todos nós!