blog

Qual melhor tênis para skate?

Usar um calçado correto reduz o risco de lesão e melhora a performance do atleta.

É comum nos mais variados esportes os atletas possuírem um tênis específico, certo? Com o skate não é diferente, pois é essencial que seja escolhido um tênis apropriado para a prática.

Antes de começarmos com as dicas, é preciso levar em consideração o estilo e as manobras de cada skatista. Por isso, hoje vamos ajudar você a escolher o melhor tênis para skate.

Solado

Existem dois tipos de solado, e o que implica em sua escolha é o tipo de rolê ou manobra que você costuma praticar.

A sola vulcanizada é encontrada em tênis mais baixos e indicados para skatistas que preferem manobras com pouco impacto. Por conta do processo pelo qual o tênis é feito, a borracha ganha maior aderência, o que possibilita o skatista a sentir melhor o shape.

O outro tipo é a sola montada, que nada mais é do que onde o tecido e o solado são montados juntos. Esse tipo de tênis é mais indicado para os skatistas que abusam das manobras de alto impacto e precisam de uma maior proteção para o calcanhar.

Amortecimento

O skate é um esporte de alto impacto e, por isso, escolher os tênis com um bom amortecimento é primordial, pois protegem os joelhos e o quadril.

Muitos dos amortecedores são feitos de EVA e você irá encontrar mais facilmente em tênis com o solado montado, pois são mais altos e possuem mais espuma que o vulcanizado.

Costura

Sabe aqueles tênis em que você consegue perceber todas as costuras possíveis? Pois é, fique longe deles. Escolha os que tiverem menos costura possível, pois eles terão uma durabilidade bem maior.

Como as laterais dos tênis costumam ser bastante exigidas nas manobras, é importante que o seu tênis tenha um reforço nesse ponto, sendo ele de costura ou não.

Cano Alto

Apesar de muita gente não gostar muito do cano alto, pela questão estética, é comum a galera mais Old School optar por esse modelo. Isso acontece porque, no passado, o freestyle era modalidade muito praticada e o cano alto oferece uma proteção maior contra torções e batidas do skate no tornozelo. Ou seja, optar pelo cano ano pode ser sim uma ótima opção de segurança.

Um dos maiores problemas é a dificuldade das pessoas entenderem que é necessário investir em qualidade. Quando você for comprar um tênis para skate, é preciso que você compre um produto de qualidade, e não o mais barato e com uma procedência duvidosa, pois ao fazer isso, você estará colocando a sua segurança em risco.

Pensando em todas as questões, o primordial é o conforto. Escolha um tênis que tenha qualidade, que se encaixe no seu estilo de manobras e rolês, mas não deixe de lado o conforto, pois enquanto estiver em cima do shape, você precisa sentir-se bem e confortável.