blog

Os maiores campeonatos de skate do mundo

Manobras radicais e muito estilo é o que marca essas provas incríveis para os amantes do esporte.

Desde a década de 60, o skate foi se tornando um estilo de vida repleto de criatividade e liberdade de expressão. Com a ascensão do esporte, os primeiros campeonatos foram surgindo e, atualmente, existem muitas competições espalhadas pelo planeta.

Confira algumas das provas mais famosas do skate nos dias de hoje:

Street League Skateboarding (SLS)

A primeira liga profissional de skate, criada em 2010, reúne os amantes da modalidade mais praticada do mundo, o street, a Street League Skateboarding é uma das provas mais famosas do mundo.

Nessa competição, cada manobra do atleta é avaliada individualmente e não o conjunto todo, como é feito na maioria das competições. A SLS possui a maior premiação monetária entre todas as competições do mundo e cada etapa é disputada em uma cidade e/ou país diferente.

X-Games

Talvez uma das provas mais conhecidas em todo mundo, o X-Games é um campeonato de esportes radicais em geral, não somente de skate. O campeonato possui diversos patrocinadores e uma exposição midiática gigantesca, o que atrai os maiores atletas da atualidade.

Os vencedores da competição ganham troféus e prêmios em dinheiro. O brasileiro de 41 anos Bob Burnquist é o maior medalhista da história dos X Games, com 29 medalhas, sendo 13 de ouro.

Tampa Pro

O Tampa Pro é um campeonato profissional da modalidade street e acontece na cidade de Tampa, no estado norte-americano da Flórida. Todos os anos, uma nova pista é projetada para as competições e o campeonato oferece a oportunidade de talentos desconhecidos ganharam notoriedade, numa das provas mais tradicionais e preferidas do mundo.

Atualmente, a Tampa Pro é vinculada ao Street League Skateboarding, funcionando como uma espécie de classificatória para a liga. Os dois melhores colocados que ainda não participem da SLS ganham vaga para disputar as etapas da liga.

O skate cada vez mais vem atraindo milhões de praticantes e se tornando ainda mais profissional, com provas específicas por categoria e dando oportunidade para os atletas.