blog

Dicas para melhorar seu salto no skate

Salto básico do skate, o chamado ollie é a base para muitos outros truques

Um dos truques mais importantes do skate, o ollie foi inventado em 1970 pelo skatista Alan Ollie Gelfand e rapidamente se tornou a base de muitas outras manobras. Quando executado corretamente, o skatista é capaz de pular no ar, levando consigo o skate de maneira que ele parece estar grudado aos seus pés.

Confira algumas dicas para melhorar ou começar o ollie:

– Primeiro de tudo você deve encontrar um local plano para praticar, preferencialmente feito de concreto. O local deve ter espaço suficiente para a execução da manobra. Procure sempre praticar o ollie no chão antes de executá-lo em movimento.

– É importante ter o controle sobre o skate durante o movimento, por isso, pratique flexionar os joelhos para abaixar o centro de gravidade e adquirir equilíbrio. Depois, tente ficar parado no skate enquanto pisa na cauda.

– Quando estiver confortável com esse movimento, pise na cauda e pule um pouco. Lembre-se de que o movimento deve ser bem fluido, movendo o pé frontal para frente para controlar o shape enquanto pisa na cauda com o pé traseiro.

– Feito isso, você precisa tentar executar o ollie por completo. Pise na cauda, pule, centralize o skate em pleno ar e aterrisse com ele, tentando sempre atingir a maior altura possível, sem perder o equilíbrio e o controle. Antes de partir para a tentativa em movimento, certifique-se de que você consegue aterrissar com segurança.

– Você já está quase pronto para tentar a manobra em movimento. Mas antes disso tente executar a manobra um pouco mais alto. Flexionando os joelhos antes de fazer o ollie, assuma uma posição quase sentada se conseguir manter o equilíbrio. Abaixe o centro de gravidade e tente colocar o pé frontal um pouco para trás para ganhar mais altura. Quanto mais confortável você estiver em fazer a prancha subir, mais controle você terá e mais fácil será controlar o skate durante a execução da manobra em movimento.

Para você que quer aprender ou melhorar sua performance, o ollie é a porta de entrada para manobras maiores e fundamental para quem quer ser fera no skate! Então nossa dica é para que você seja persistente e faça o seu melhor!