blog

Conheça algumas curiosidades sobre o skate

Os apaixonados pelo skate adoram descobrir coisas novas sobre seu esporte do coração. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre a história do skate

O esporte surgiu de um invento e ganhou forma com os surfistas da Califórnia. Durante esse tempo, houve diversas transformações que fizeram o skate ser da maneira como conhecemos. Conheça algumas curiosidades sobre um dos esportes mais praticados do país:

1. Um garoto norte-americano, chamado Doc ‘Heath’ Ball, foi um dos responsáveis pelo surgimento do skate, lá em 1918. O jovem desmontou eixos e rodas de um patins e os fixou embaixo de um pedaço de madeira. Para viabilizar seu invento, ele andava com um joelho apoiado na madeira e o outro pé dando impulso.

2. No final dos 50, os surfistas da Califórnia, utilizaram praticamente a mesma ideia. Quando não havia ondas no litoral, eles colocavam rodas e eixos em pranchas de madeira, tentando imitar as manobras do surfe só que no asfalto. Inclusive, inicialmente, o esporte era chamado de sidewalk surfing (surf de calçada).

3. O primeiro skate fabricado e comercializado em série foi o Roller Derby, no ano de 1959. Ele era vendido como um brinquedo, e suas rodas eram de aço, o que fazia ser muito escorregadio. Isso acabou fracassando as vendas e fazendo com que o esporte perdesse a credibilidade.

4. O nome “skateboard” só ganhou força em 1963, quando vários adeptos do “sidewalk surfing” criaram uma identidade própria ao esporte, com manobras próprias e características para ele.

5. Você sabe quando surgiu o skate vertical? Ele apareceu durante um período de seca na Califórnia quando as piscinas das casas ficavam vazias. Os surfistas descobriram que elas eram ideais para andar de skate, lembrando as transições das ondas de surfe.

Show, não é mesmo? Você que é chegado em andar de skate com certeza vai se amarrar nessas curiosidades sobre como tudo começou para o esporte chegar a todo seu patamar que é hoje em dia.