blog

Como o skate surgiu no Brasil?

O skate começou a dar seus primeiros passos nas terras brasileiras na década de 60 e chegou até ser chamado de “esqueite”.

Um dos esportes mais praticados no país atualmente teve seu início em 1960, e muitos afirmam que foram filhos de norte-americanos e brasileiros que viajavam para os Estados Unidos que trouxeram o skate ao Brasil.

Apesar do seu aparecimento na década de 60, mais intensamente no Rio de Janeiro, foi nos anos 70 que a prática ganhou força no país, sendo praticado nas ladeiras da cidade maravilhosa e em praças de São Paulo.

Nesta época também tiveram início as divulgações nas mídias sobre o esporte. Revistas como a Brasil Skate e a Revista Esqueite foram as primeiras a divulgar informações sobre a prática. Junto a isso, também surgiram as primeiras competições.

Em 1974, a primeira competição foi na cidade do Rio de Janeiro, em 1978 em São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. No final dos anos 70, também surgiram competições que viajavam o país, como o Circuito Hering em 1979, que tinha etapas em SC, SP e RJ.

A DM Skateboards, primeira equipe brasileira de skate, participou de um campeonato em 1977, em Ocean Beach, nos EUA. Algo que foi primordial para incentivar os demais campeonatos que aconteceram nos anos seguintes.

Atualmente, o skate é um dos esportes mais praticados no país, reunindo quase 4 milhões de praticantes. Recentemente entrou no programa olímpico, o que significa que teremos a primeira competição de skate já valendo medalhas na Olimpíada de Tóquio, em 2020. Além disso, possui grandes referências mundiais, como o skatista, Bob Burnquist, considerado o “pai” da mega rampa.